No palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o consagrado dramaturgo, Ariano Suassuna, apresentou sua “Aula Espetáculo”, neste sábado(03/08/2013). Levando para várias cidades brasileiras, o membro da Academia Brasileira de Letras, hoje com 86 anos, percorre o país defendendo as riquezas culturais e nosso povo, com o projeto “Ariano Suassuna- Arte como missão”.
O dramaturgo, romancista, poeta, artista plástico, ensaísta, professor universitário e idealizador do Movimento Armorial, falou um pouco sobre o projeto e explicou que é uma aula porque tem a intenção de ensinar alguma coisa, mas é bastante lúdica, por não ignorar as interações do público com sua exposição. Também é espetáculo por gerar risos e lágrimas de emoção. Logo, a “Aula- Espetáculo” e uma exposição fotográfica inédita “O Decifrador” são um convite à reflexão sobre diferentes temas começando pelo Brasil, passando pelos protestos e chegando ao papa, tudo sob o olhar do autor.
— Existe um Brasil real e um Brasil oficial. O país real é feito por gente pobre e simples. Mas tem que ser astuto e corajoso pra sobreviver aqui. O país oficial é caricato e burlesco. O Brasil real é mal tratado e desinformado pelo Brasil oficial. — Contou Suassuna
Também em sua "Aula- Espetáculo", Ariano sitou um trecho do querido autor Alceu Amoroso Lima, onde disse ser um trecho lindo do nosso Brasil Real:
“Do Nordeste para Minas corre um eixo que não por acaso segue o curso do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional, a esse eixo o Brasil tem que voltar de vez em quando se não quiser se esquecer de que é Brasil.”
Com inauguração dia 03 de Agosto, o projeto traz ainda a exposição “O Decifrador” que reúne fotografias inéditas de seu amigo pessoal e fotógrafo Alexandre Nóbrega, um ciclo de filmes, espetáculos de teatro, dança e música, palestras e depoimentos, uma programação ampla e diversificada sobre o autor e sua obra.
Até o final deste ano, o projeto “Ariano Suassuna- Arte como Missão” irá percorrer diversos estados brasileiros, completando a programação dos espaços da Caixa cultural. A Aula-Espetáculo de Ariano Suassuna, além do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, será realizada nos principais palcos do país: Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Castro Alves, e, Salvados, Teatro de Santa Isabel, no recife, Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza e Teatro Guaíra, em Curitiba.
Confira abaixo alguns momentos da “Aula Espetáculo” realizada no Theatro Muicipal, e da exposição "O Decifrador", por Camille Rodrigues.