Pela cidade de Paraty - FLIPINHA
Por: Camille Rodrigues
Enriquecendo ainda mais nossa visita a comunidade de ponta grossa, os alunos e educadores da comunidade junto a comunidade vizinha do Mamangua, nos surpreendeu com uma recepção ainda mais calorosa.  Após, a leitura de poesias, apresentação de seus trabalhos e os desenhos com o autor Augusto Pessoa, fomos convidados a um singelo e simbólico “café da manhã caiçara.” 
Quando entramos, logo nos deparamos por mais uma bandeira, bem na porta, confirmando o convite e demonstrando mais uma vez o carinho pelos visitantes. 
Quando a porta foi a aberta, grande surpresa tomou todo o grupo. Uma ceia radiante, feita pelos próprios professores da instituição.
No café, o cardápio foi caprichado, tinha batata doce, bolo de fubá cremoso, paçoca de banana da terra, café feito com caldo de cana, ainpin e milho cozido, cará, sendo esses apenas o inicio da mesa, que se estendia com longo banquete.
De ponta a ponta, a mesa parecia que ia transbordar. Era bolo de cenoura, milho cozido, canjica, farofa de ovos, fruta pão, biju, cuscuz amarelo, pudim de pão, bolo de cana, a própria batata doce, pinho, banana cozida, angu com torresmo, e por incrível que parece tudo isso foi só o início desse grande banquete.  
Durante nosso café, os donos da casa, nos olhavam atentos, com os olhos brilhando, pareciam que estavam lisonjeados com nossa presença na comunidade. 
O gosto real do café, foi comprovado pelo olhar de cada um deles. Quanta alegria os tomava, na verdade nos tomava, porque nós é que estávamos agraciados com tanto amor pelas nossas vidas. Fomos presenteados, e quando digo isso não me refiro ao rico café da manhã, mais a tudo que adquirimos enquanto pessoa neste encontro fabuloso, quanto crescemos e como foi importante para cada um de nós.
No encerrando do café, os educadores agradecera a visita do autor Augusto Pessoa, entregando a ele uma lembrança da cidade de Paraty, e logo pediram para que ele autografasse os livros das crianças, que por sinal ele fez com muito gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário